quinta-feira, 25 de março de 2010

Dando Adeus a Sensação de Turista

Bom, estou prestes a completar uma semana aqui no Canada, parece que passou rápido, parece que passou devagar, é bem interessante pensar nessas coisas...
Nos últimos dias recebi uma quantidade imensa de informações, a cabeça parece que vai explodir, mas isso é positivo, acreditem! rsrs
Desde as infinitas opções nos supermarkets até as linhas de Bus, Subway e Street Car, os mapas de Downtown, os lugares lindos, os prédios absurdamente altos, tudo é rapidamente inserido na mente como uma imensa onda de "brand-new-world".
Me sinto com uma nova vida, novos paramêtros, parece incrível mas a minha cabeça já mudou muito em relação a muitas coisas desde que cheguei aqui. Certos padrões caíram por terra, adquiri novas percepções, enfim.
Toronto é uma cidade linda, isso é fato e eu estou totalmente apaixonado pelo que tenho visto dia após dia. Bairros residencias quase que campestres do lado do centro que é lindo, gigante, colossal, e que ainda assim são totalmente tranquilos e seguros e tem tudo por perto, como o que eu tive a sorte de vir viver [and thats Naty and Lucas' credits].
Os Canadenses, ainda que na maior cidade do país, são muito educados, com exagerados, porém admiráveis, "please", "excuse me" e "Im sorry"...pessoas que talvez pareçam fechadas numa primeira impressão, mas que tem um ótimo senso do espaço alheio, das liberdades alheias e do direito alheio, e que são extremamente solícitas quando você precisa delas [Abro um parentêses em homenagem à uma canadense que não só me ajudou, como me levou até onde eu queria essa semana, quando eu a indaguei sobre meu destino].
Enfim, essa semana foi a semana de resolver todas as pendências iniciais: Ter um telefone, ter um passe de Transporte, saber se movimentar por aí, pegar meu SIN e etc.
Ainda paira aquela sensação de ser Turista, de tudo novo. Contudo, agora, nessa nova etapa que se inicia na qual minha prioridade é arrumar um emprego bacana e fazer amigos, acho que finalmente começarei cada vez mais a me sentir menos turista e mais PARTE desse universo fantástico que eu escolhi para min.
Abraços e saudações!
CANADA'S AWESOME!

4 comentários:

  1. erik, alguem já 'percebeu' que você é de fora, e se sim, você sentiu algum tipo de preconceito?

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando!
    Sim, naturalmente que percebem primeiramente por causa do inglês que não é tão rápido e natural quanto o de quem nasceu aqui, ou mesmo ja esta aqui a mais tempo, e também percebem porque eu falo que sou de fora quando estou batendo papo e talz.
    Não existe nenhuma discriminação, pelo menos eu nao senti isso...Muito pelo contrário, as pessoas tem muita curiosidade sobre a cultura e a vida no nosso país de origem. Hoje mesmo no banco o atendente fez varias perguntas sobre a vida no Brasil, a menina que me ajudou e enfim, sempre muito bem humorados...
    Quanto a discriminação no ambiente de trabalho. Segundo os próprios imigrantes que eu conheci aqui, não existe isso...O que conta é qualificação e é claro, se a pessoa tem permissão de trabalho aqui. Quando se tem permissão de trabalho, não pode haver discriminação por nenhuma motivo, inclusive não é necessário e nem esperado que você cite origem e informações pessoais em Resumes e etc...

    ResponderExcluir
  3. Completando: Ao menos aqui em Toronto, a diversidade é tão grande, que seria um atraso de vida totalmente incompatível com os canadenses, julgar as pessoas por origem...
    O Canada tem várias faces, todas respeitadas em suas particularidades...Isso é sem dúvida algo que eu estou amando aqui.

    ResponderExcluir
  4. algo super facil de achar aqui no Brasil ^^ rsrs

    ResponderExcluir