quinta-feira, 1 de abril de 2010

Coisas do Canada #1

Vim aqui comentar sobre uma das constatações mais fantásticas que eu tenho feito nos últimos dias: EXISTEM 2 CANADAS!!!
Como assim Erik?
Simples!
Existem um Canadá de Inverno, que eu conheci quando cheguei aqui numa semana gélida e chuvosa...ruas vazias, pessoas fechadas em suas casas, muito silêncio e um clima melancólico (e isso porque nem tinha nevado). Eu, mesmo estando a pouco tempo aqui, não nego que essa deprê e tédio de ficar em casa quase me pegaram não fosse minha idéia obstinada de sair pra explorar os lugares mesmo com 3 ou 4 graus do lado de fora (nem os esquilos, tão presentes normalmente, davam as caras).
Sexta-feira passada, há exatos 6 dias, fez nada mais, nada menos do que -9ºC de mínima e (pasmem) -1ºC de MÁXIMA! Estava mto frio, eu não saí de casa. O que acho engraçado sobre o frio é que você não parece senti-lo na primeira exposição fora de casa, mas sim quando passam os primeiros 5 minutos e seu rosto e pernas começam a 'morrer' (expressão que eu aprendi com a Naty, que retrata muito bem a sensação!), suas bochechas parecem duras, adormecidas e a própria fala parece um pouco difícil de fluir, é bem engraçado e inexplicável.
Pois bem, essa semana o tempo deu uma completa reviravolta (algo esperado pra Março/Abril, meses de transição onde TUDO, de neve a dias de sol extremo, pode acontecer!). Essa semana vi o Sol quase todos os dias e tem feito cada vez mais calor. Nesse exato momento faz 19 graus e temos luz solar até as 7:30 da noite.
Acabei de ir dar uma volta na vizinhança e fiquei espantado por conhecer O OUTRO CANADÁ!!
O Canadá de Verão...
Todos os bares antes fechados e desanimados estão com pessoas alegres nas mesas, conversando, a rua esta cheia de jovens, os bairros cheios de crianças nas ruas e parques, pessoas passeando com os cães com muito mais empolgação e interagindo melhor, sorrindo mais. Eu juro que fiquei extremamente espantado com a dimensão da diferença ainda que já tivesse ouvido falar dessa mudança súbita de hábitos aqui no Canadá.
Como novato no Canadá eu tenho certeza que cada estação tem sua beleza, seus prós e contras e PRINCIPALMENTE que eu quero estar aqui pra testemunhar cada uma delas, mas não consigo deixar de notar a beleza não apenas nas árvores que vão renascer, nos jardins que vão florescer e nos dias que serão ensolarados, mas PRINCIPALMENTE a beleza e simpatia das pessoas, que é reacesa a medida que os dias ficam mais quentes.
O Canadá é realmente surpreendente!

Abraços a todos.

2 comentários:

  1. Pois eh, já conhece 2 Canadás e eu aqui nesse Brasil com suas estações do ano bem definidas, a saber: verão, verão quente, verão mais quente ainda e INFERNOOOO...lol

    I wanna go Canada too...ASAP!!!!!!!

    Vlw meu, mantenha-nos informado sobre tudo

    See ya \o/\o/

    ResponderExcluir
  2. ERIK...
    Isso explore mesmo o Canadá.
    asuhasuashuashasuhas

    Divirta-se.
    Suadades. Guhh

    ResponderExcluir