domingo, 11 de julho de 2010

Resumo do Summer Time #1

Hey everyone!
Meu Deus, tem sido difícil atualizar o Blog dadas as circunstâncias e o fato de nas últimas 2 semanas eu ter presenciado mais eventos do que é o normal para min. Farei um resumo das coisas que pois foi a única forma que encontrei de mostrar um pouco de tudo.
-
**Evento #1: Fireworks on Canada Day.**
July 1st (1º de Julho) é o famoso "Dia do Canadá", que a grosso modo é como o 7 de Setembro no Brazil ou o July 4th nos EUA. É o mais importante feriado nacional sem dúvida. Vi vários canadenses colocando bandeiras em suas varandas, carros e acontecem nesse dia vários eventos importantes como paradas, shows e demonstrações de arte gratuítas. No final do dia acontece a queima de fogos que fecha o Canada Day com chave de ouro. Há quem diga que as queimas de fogos do Canada não chegam aos pés das que ocorrem no Brasil, em especial no ano novo (e se pararmos para pensar que numa hipótese otimista faz -10C no Ano Novo e na beira do lago Ontario o vento deve ser polar, não dá pra realmente condená-los por aqui) e eu resolvi conferir com meus próprios olhos.
Após um ótimo Barbecue na casa de um amigo fomos encontrar mais amigos no Lakeshore, que por sua vez estava lotado de pessoas enroladas em bandeiras do Canada confraternizando com amigos e etc.
As 10:30 (pontualissímos por sinal) os fogos começaram a ser disparados de uma balsa e por incrível que pareça duraram cerca de 20-25 minutos. Várias formas interessantes feitas de fagulhas como estrelas e corações e muitos fogos vermelhos e brancos, em homenagem ao Canada foram disparados, foi bem bonito. Gostei bastante e já me imaginei como cidadão canadense, um sonho ainda a ser conquistado, rsrs.
-
Vista de Downtown Toronto do Lakeshore


Uploaded with ImageShack.us
-
Fogos às margens do lago Ontario


Uploaded with ImageShack.us
-
**Evento #2: Cirq du Soleil**
Mal havia respirado do Canada Day e já fui também no espetáculo Alegria do Cirq du Soleil.
A título de informação, o Cirq du Soleil é originário de Montreal no Canada e sempre fazem espetáculos por aqui e ao contrário do Brasil o ingresso não é um absurdo de caro e não esgota em 24 horas o que é ótimo pois qualquer um pode conferir. Achei bem bacana, uma super-produção sem dúvida embora no fundo eu confesso que esperava mais circo e menos teatro, não sei explicar, talvez tenha sido o espetáculo Alegria em si, mas enfim, vale a pena conferir.
Palmas e palmas pro Air Canada Center, um complexo magnífico de Toronto que sedia jogos de hockey, basket, espetáculos, etc e que tem uma infra-estrutura simplesmente impecável e invejável.
Lamento muito mas não podemos tirar fotos do Cirq du Soleil (e eles inclusive cuidam de sua camera pra você, só pra se certificar de que seu dedo não adquira vontade própria e tire fotos), rsrs.
-
**Evento #3: Pride Toronto**
No domingo foi a vez da cidade parar pra ver a Pride Toronto, uma das mais conceituadas paradas pelos direitos dos homosexuais do mundo.
Reúne aproximadamente 1 milhão de pessoas por edição e atraí muitos turistas de todos os lugares do planeta.
O Canada, como todos sabem, é conhecido mundialmente pela igualdade de direitos civis e pelas leis de proteção aos direitos dos homosexuais e outras minorias e é interessante notar que aqui, na Pride, há forte presença de famílias que levam seus filhos pequenos, idosos, todos os tipos de pessoas, algo um pouco inimagínavel no Brasil.
Pelo que percebi a Pride aqui reúne diversos setores da sociedade: políticos, diversos sub-grupos sociais e étnicos, a própria polícia que desfila, bombeiros, a empresa de transporte da cidade, enfim...O Resultado são vários dias de festas nas ruas e em bares e clubes e um desfile no qual participam ativamente pais, filhos, crianças e idosos, onde se cultua a liberdade de expressão e no qual o objetivo é exigir direitos, agradecer e celebrar conquistas e promover o respeito.
Sem dúvida um evento muito interessante e que faz você entender o profundo respeito que existe no Canada com qualquer minoria que exista.
-


Uploaded with ImageShack.us
-


Uploaded with ImageShack.us
-


Uploaded with ImageShack.us
-


Uploaded with ImageShack.us
-
Espero que tenham gostado desse resumo, em breve volto para mostrar mais.
*
Nota de última hora: Nos últimos dias Toronto tem sido vítima de uma 'heat wave' que fez a temperatura chegar e ficar acima de 40ºC por vários dias seguidos. Juro que NUNCA passei um calor desses no Brasil, é totalmente quente e abafado, um verdadeiro forno humano.
Sem dúvida, um lado irônico do Canada uma vez que quase sempre que falo com parentes ou amigos no Brasil, a pergunta é: "E aí? Já acostumou com o frio do Canada?"...rsrs mal sabem eles...
-
Abraços

4 comentários:

  1. Sobre o calor no Canadá...
    Fui pra Vancouver em abril do ano passado...em Junho, ninguem se aguentava de calor e, mesmo com as fotos na praia que eu colocava no orkut, ainda tinha gente que me mandava scraps dizendo "Já chegou perto da neve?"..hahahaaha

    ResponderExcluir
  2. Pois é hehe
    É incrível o ideal que as pessoas tem de que aqui neva o ano inteiro.
    Eu, mesmo sem partilhar desse ideal por já conhecer um pouco o clima do hemisfério norte, me surpreendi com o grau do calor, que realmente é muito intenso.

    ResponderExcluir
  3. Meu, quando eu li "difícil postar aqui dadas às circunstâncias", eu entendi perfeitamente o que você quis dizer. Meu blog está às moscas também, e acho que ninguém mais lê, mas ainda sim posto uma vez ou outra! Hahaha..

    Olha, acho que está ficando cada vez mais concreta e próxima a minha visita aí pra te ver viu.. Mas ao invés de passar uma ou duas semanas, acho que fico uns 3 ou 4 anos, que tal? Hahahah pra onde mando o currículo? Hahaha..

    Demais suas aventuras aí, queria muito poder passar pelo menos um dia aí com você para ter uma idéia de como você está...

    Saudades =]

    Abs,

    Felipe.

    ResponderExcluir
  4. Precisa mesmo vir pra cá! Vou te cobrar mais assíduamente!!

    ResponderExcluir